Búzios Rio de Janeiro

Búzios: Qual a melhor praia?

Por em junho 1, 2015
Pode até parecer uma pergunta fácil, mas não é. Búzios possui mais de 20 praias, todas paradisíacas, com águas transparentes e com muita vida marinha, por isso, é importante saber o exato objetivo da viagem, ou melhor, da praia para que possa fazer a escolha correta. E nem pense em percorrer essas praias todas em um único fim de semana, pois acabará não aproveitando nada. Uma dica para aqueles que possuem pouco tempo para curtir esse balneário e também não possuam disponibilidade de retorno, são os passeios de escuna que saem da Orla Bardot. Há milhões de agências de turismos que realizam esse tipo de passeio e é a melhor forma de conhecer e aproveitar algumas das praias mais famosas de Búzios. Eu fiz um destes passeios na minha primeira viagem a Búzios, como uma forma de fazer um pout pourri do lugar, o passeio foi ótimo e valeu a pena. Mas, hoje em dia, prefiro mil vezes escolher uma praia e permanecer nela o dia todo, relaxando e aproveitando.
Das opções listadas no post anterior as minhas preferidas são Geribá, Azedinha e Ferradurinha. Estas possuem características bem distintas uma das outras, mas são ótimas opções para fazer o que tem de melhor em Búzios: NADA, ou melhor, relaxar e curtir um Sol.
Para ajudar aqueles que não conhecem Búzios a escolher a melhor praia sem frustrações, abaixo cito algumas características daquelas mais conhecidas.
Geribá: É a mais popular e também uma das mais cheias, acredito que essa popularidade se deva pela procura de jovens surfistas em buscas das ondas perfeitas, já que essa praia é uma das únicas que possuem ondas para isso. Outro motivo que torna essa praia famosa e cheia é o restaurante, lounge na beira da areia, chamado FishBone. Esse restaurante é point dos surfistas, jovens e de muita gente bonita. Para garantir a casa cheia, o restaurante promove eventos no final da tarde ao som de muita música eletrônica, às vezes até com presença de DJ´s.

O único inconveniente dessa praia é o local para estacionar, pois as ruas são estreitas causando engarrafamentos em alta temporada, devido aos carros que acabam parando de qualquer jeito e em qualquer lugar, apesar de haver alguns estacionamentos rotativos. O absurdo são os preços cobrados tanto pelos flanelinhas quanto pelos estacionamentos. Então, para garantir a diversão e não se aborrecer procure chegar cedo nesta praia, principalmente em alta temporada.

Tartaruga: Como o nome já diz é reduto de tartarugas e alguns sortudos podem apreciá-las através da prática de snorkel. Confesso, que já fui diversas vezes e não tive essa sorte. De qualquer forma, essa não é uma das minhas preferidas, pois há várias pedras, extensão de areia e curta e dependendo da época do ano, essa praia é lotada devido a parada do passeio de escuna para almoço. Entretanto, para as famílias com crianças essa é uma ótima opção, já que o mar é calmo e sem ondas. 




João Fernandes e João Fernandinho: João Fernandes uma praia que atrai inúmeros gringos, devido à quantidade de pousadas, hotéis de luxo e condomínios. Além disso, também possui uma excelente infraestrutura com restaurantes a beira da areia, permitindo aos turistas ficar na varanda curtindo a praia e ainda se deliciando nos petiscos e drinques.  Nessa praia geralmente possuem algumas atrações para crianças, como: banana boat e um pula-pula dentro d´água, o que deixa essa praia bastante cheia e tumultuada. Talvez, por isso, essa também nunca tenha sido uma das minhas preferidas, apesar de ser lindíssima.  No entanto, na minha última estadia em Búzios tive uma feliz surpresa com a essa praia, onde descobri que um pouco mais afastado dos restaurantes possui uma extensão de areia tranquila e muito agradável para se frequentar. 


Ao final da praia de João Fernandes, no canto direito, está o acesso à Praia de João Fernandinho, que pode ser feito pelas pedras ou por uma trilha com degraus pelo morro. Dizem que a trilha é bem tranquila e que a praia vale muito a pena, devido à tranquilidade, calmaria e a paisagem com águas cristalinas e muito calmas. Infelizmente ainda não fiz essa trilha e não tenho fotos e nem meu ponto de vista desse passeio, mas, com certeza, está na minha lista para realizar na próxima visita a Búzios.

Praia João Fernandes
Azeda e Azedinha: São praias lindíssimas, excelente pedida para curtir um visual deslumbrante e sossegado, já que seu acesso é através de uma trilha de 200 metros pela praia dos Ossos ou por táxi aquático disponível no cais na Orla Bardot. Nessa minúscula extensão de areia, só há espaço para uma antiga mansão de estilo colonial, construída pela família do “dono” da cidade no início do século, o que favorece o apoio aos dois “botes” que oferecem bebidas e poucas opções de petiscos. Nesse cantinho calmo e lindíssimo também é possível alugar equipamentos para mergulhar (máscara e snorkel) e para andar de caiaques.
Essa praia é uma delícia, sem contar a transparência da água que te convida para um excelente mergulho ou até mesmo para prática de algum esporte aquático. Recomendo a todos reservar um dia para  esse paraíso escondido.

Praia da Ferradurinha: Um pedacinho precioso em Búzios. Essa praia é lindíssima, pois parece uma reserva esquecida, por ser cercada por montanhas e costões. Possui águas esverdeadas, calmas e super convidativa para um mergulho. Nessa praia, devido às águas calmas é comum alugar caiaques e até mesmo prancha de SUP, inclusive eu recomendo alugar algum desses artefatos, pois somente explorando o mar azul esverdeado é que é possível avistar tartarugas e outras vidas marinhas. Entretanto, como nem tudo é perfeito, essa praia também é preciso chegar cedo e se planejar para ir, pois o acesso é um pouco complicado e as opções de estacionamentos são poucas e lotam rápido. De qualquer forma, vale cada perrengue para chegar e estacionar, pois ficar o dia nesse pedacinho de areia é revigorante.

Fonte: http://www.brasilazul.com.br/buziosalegravila.asp
Brava: É um pouco esquecida pelos turistas, pois possui mar agitado, com ondas grandes e fortes, excelente para quem curti pegar onda. Essa praia possui essa característica devido a ser mar aberto, de qualquer forma a paisagem é linda, por conta da vegetação que a cerca. 

Acredito que por estar “esquecido” pelos turistas e por não possuir tanta infraestrutura quanto às demais, atualmente na Praia Brava foi construído um badalado restaurante, chamado Rocka Beach Lounge & Restaurant, com espreguiçadeiras dispostas em uma costa com musica ambiente e um clima super descontraído. Esse point também ainda não tive o prazer de conhecer e está na minha lista para a próxima viagem.

Existem ainda muito mais praias a serem descobertas e conhecidas em Búzios, mas decidi escrever apenas sobre aquelas que já frequentei. Quem sabe nas próximas idas a Búzios eu ouse com algum lugar novo e volte aqui para complementar a lista.
TAGS
RELATED POSTS

DEIXAR COMENTÁRIO

Alessandra Mendonca

Para onde vamos?
Instagram
  • Chega essa época de fim de ano e e tanta confraternização, tanto encontro que o #tbt de hoje não podia ser diferente... vinícola Chandon em Mendoza! Lugar lindo! Degustação deliciosa e lá ainda encontramos algumas versões exclusivas por um preço muito em conta! Fomos em 2013 e todas as dicas das vinícolas que conhecemos e da cidade lá no site!!!!
  • Parabéns Vitoria pelos 466 anos!!! Um destino que nunca imaginei que frequentaria tanto e não tem nenhum post no site sobre ☹️ #vaientrarnafila!!!!
  • Um #tbt atrasado!!! Ainda no clima de #cancun !! Essa foto e do Parque Xel-Ha, excelente lugar para passar o dia se esbaldando na piscina de correnteza, pegando Sol, descansando nessas redes maravilhosas que após o almoço ficam concorridas ou até mesmo aproveitando alguma das atrações do parwur que são pagar a parte, como nadar com golfinhos, arraia e outros. A tarifa desse parwur inclui comida e bebida o dia todo e esse é o único que possui bebida alcoólica inclusa. Mas cuidado se estiver de carro porque fomos parados diversas vezes pela guarda mexicana, então nem pensem em arriscar Beber e dirigir! #valeapena!!
  • Porque o dia de hoje merece um #tbt diretamente da Play del Carmem! Viagem maravilhosa com amigos! Fizemos essa viagem com um casal de amigos muito queridos e fomos primeiro para Miami, onde ficamos por 2 dias e depois pegamos um voo para Cancun. Lá dividimos a viagem em 3 dias em Cancun e quatro dias em Playa del Carmen. Fizemos essa divisão pensando na logística dos passeios e foi Ótimo, pois alguns eram bem mais próximos de Playa e mesmo com carro alugado eu recomendo dividir a viagem entre essas duas cidades. Depois de curtir muito retornamos para Miami, onde ficamos mais uma noite para dar aquela ultima passeada nos outlet e voltamos para o Brasil!  Todas as dicas e logística dessa nossa viagem estão lá no site! Passem lá para dar uma olhada! ⛱🏖🏝
  • O nome do restaurante do post anterior e Thalassa!!! Falei tanto da comida que acabei esquecendo de falar do nome do restaurante e para ficar mais charmoso ainda o nome da rua que fica o restaurante e Rua da Grécia! Realmente vale a pena conhecer!
  • Excelente pedida para quem é de Vitória, restaurante Grego, localizado na sociedade helênica. O lugar é lindo, todo branquinho com portas e janelas azuis, seguindo o estilo da Grécia. A melhor parte é ao ar livre, onde tem mesas no estilo de banquinhos bem rústico. Sem duvida para o passeio se tornar mais romântico, escolha um dia de Sol ao final da tarde para assistir ao por do sol. O atendimento é ótimo e a comida e maravilhosa! Para entrada pedimos cogumelos assados com ervas e um suco especial com saudações gregas :Yamas. Para prato principal o marido foi de moussaka e eu de Youvetsi,
Ambos deliciosos super bem feitos e saborosos, armonizando com vinho branco Grego. Para fechar com chave de ouro escolhemos a sobremesa de bolinhos de chuva com calda de@canela e mel.
FACEBOOK
Membro RBBV
ACOMPANHE