Penedo Rio de Janeiro

Uma trilha que começa com um chocolate: Pico do Penedinho

Por em janeiro 15, 2015
Tudo em Penedo tem cheiro de chocolate, isso por conta das diversas casas e fábricas disposta a cada 5m uma das outras, mas nem por isso perca o foco e desista de fazer alguma trilha. Principalmente a trilha do Pico do Penedinho que se pode unir o útil ao agradável. Digo isso, porque antes de iniciar a caminhada pela trilha é necessário passar na Casa do Chocolate, localizada na Av. Mangabeiras número 10, e solicitar uma autorização para acessar a trilha. Essa autorização é obrigatória para fazer o passeio e não tem custo algum. O objetivo dessa autorização é controlar o número de pessoas que acessam, visto que se trata de uma propriedade particular.

Com isso, a Casa do Chocolate torna-se parada obrigatória para aqueles que querem

realizar a trilha do Pico do Penedinho. E, por ser uma das mais tradicionais casas de chocolates artesanais de Penedo, recomendo a visita independente do interesse pela trilha. A casa possui uma arquitetura colonial, onde na sua fachada destaca-se o nome em finlandês, SUKLAATALO, Suklaa significa Chocolate e Talo significa Casa. Adicionalmente, nessa parada há diversas mesinhas espalhadas pelo gramado bastante convidativas para uma degustação de trufas, bombons e até mesmo sorvete puro ou com strudel.


Além disso, anexo à Casa do Chocolate está à fábrica, de onde podemos acompanhar todo o processo de fabricação do chocolate através dos vidros e nesse mesmo espaço é possível encontrar vários “pés” de cacaus carregados que certamente valem uma foto.

Após essa parada estratégica e ao reabastecimento de energia, voltamos à trilha, que de posse da autorização, é necessário seguir pela rua lateral a Casa do Chocolate (Av. Harry Bertell), seguindo as placas até uma casa com portão de madeira, onde possui uma placa informando que a trilha começa ali naquele ponto. Todo esse trajeto pode ser realizado a pé para aqueles mais aventureiros, mas esteja com disposição, pois é uma belíssima caminhada por ruas de subidas. Nós, fizemos todo esse percurso de carro e quando chegamos a esse portão, estacionamos o carro ao longo da estrada junto com os demais que ali estavam.
Nesse ponto, a autorização deve ser apresentada ao caseiro que fica de prontidão na porta e iniciar a caminhada por trilhas estreitas de terra batida. A trilha é bem sinalizada e possui grau de dificuldade baixo. Essa trajetória dura em média uns 20 a 30 minutos dependendo da velocidade e da quantidade de paradas que irá realizar.

O final da trilha é uma cruz que está cravada no pé do precipício, de onde temos uma visão privilegiada, como: partes dos municípios de Itatiaia, Resende, Penedo, Serra da Mantiqueira e parte do Parque Nacional de Itatiaia. Sem dúvida, todo o esforço da subida é recompensado pela imensidão verde que é possível apreciar desse ponto. A única dica é realizar esse passeio pela manhã, de forma a garantir a autorização e também porque o Sol ainda não esta tão forte, mas independente disso, leve água, protetor solar e repelente.
TAGS
RELATED POSTS

DEIXAR COMENTÁRIO

Alessandra Mendonca

Para onde vamos?
Instagram
  • Parabéns Vitoria pelos 466 anos!!! Um destino que nunca imaginei que frequentaria tanto e não tem nenhum post no site sobre ☹️ #vaientrarnafila!!!!
  • Um #tbt atrasado!!! Ainda no clima de #cancun !! Essa foto e do Parque Xel-Ha, excelente lugar para passar o dia se esbaldando na piscina de correnteza, pegando Sol, descansando nessas redes maravilhosas que após o almoço ficam concorridas ou até mesmo aproveitando alguma das atrações do parwur que são pagar a parte, como nadar com golfinhos, arraia e outros. A tarifa desse parwur inclui comida e bebida o dia todo e esse é o único que possui bebida alcoólica inclusa. Mas cuidado se estiver de carro porque fomos parados diversas vezes pela guarda mexicana, então nem pensem em arriscar Beber e dirigir! #valeapena!!
  • Porque o dia de hoje merece um #tbt diretamente da Play del Carmem! Viagem maravilhosa com amigos! Fizemos essa viagem com um casal de amigos muito queridos e fomos primeiro para Miami, onde ficamos por 2 dias e depois pegamos um voo para Cancun. Lá dividimos a viagem em 3 dias em Cancun e quatro dias em Playa del Carmen. Fizemos essa divisão pensando na logística dos passeios e foi Ótimo, pois alguns eram bem mais próximos de Playa e mesmo com carro alugado eu recomendo dividir a viagem entre essas duas cidades. Depois de curtir muito retornamos para Miami, onde ficamos mais uma noite para dar aquela ultima passeada nos outlet e voltamos para o Brasil!  Todas as dicas e logística dessa nossa viagem estão lá no site! Passem lá para dar uma olhada! ⛱🏖🏝
  • O nome do restaurante do post anterior e Thalassa!!! Falei tanto da comida que acabei esquecendo de falar do nome do restaurante e para ficar mais charmoso ainda o nome da rua que fica o restaurante e Rua da Grécia! Realmente vale a pena conhecer!
  • Excelente pedida para quem é de Vitória, restaurante Grego, localizado na sociedade helênica. O lugar é lindo, todo branquinho com portas e janelas azuis, seguindo o estilo da Grécia. A melhor parte é ao ar livre, onde tem mesas no estilo de banquinhos bem rústico. Sem duvida para o passeio se tornar mais romântico, escolha um dia de Sol ao final da tarde para assistir ao por do sol. O atendimento é ótimo e a comida e maravilhosa! Para entrada pedimos cogumelos assados com ervas e um suco especial com saudações gregas :Yamas. Para prato principal o marido foi de moussaka e eu de Youvetsi,
Ambos deliciosos super bem feitos e saborosos, armonizando com vinho branco Grego. Para fechar com chave de ouro escolhemos a sobremesa de bolinhos de chuva com calda de@canela e mel.
  • Quem mais é fã do Maurício de Souza??? Quem mais cresceu lendo gibi da turminha da Mônica??? E quem usa os filhos como desculpa para conhecer certos lugares e tirar foto com personagens???? 🙋🙋 😂
FACEBOOK
Membro RBBV
ACOMPANHE