Penedo Rio de Janeiro

Para fugir do calor e entrar no clima de Natal

Por em dezembro 23, 2014
Penedo, localizado na Região Serrana do Rio de Janeiro (Serra da Mantiqueira), é um lugar super aconchegante, acolhedor, rodeado de muita natureza. Excelente para quem procura tranquilidade e um clima fresco e agradável. Aliás, o clima é o que mais me atrai em Penedo, principalmente com os dias quentes e abafados de verão que estão por vir. Por isso, recomendo se refugiar e refrescar em um dos diversos lugares que a Região Serrana oferece.

Penedo é conhecido como uma colônia finlandesa, devido aos imigrantes Finlandeses que compraram uma grande fazenda em 1920 e fizeram sua colônia. Com o passar do tempo, algumas tradições foram mantidas pelos sucessores e atualmente, as construções, comida e outros costumes são lembrados daquela época. Por isso, a fama da cidade.




Além do clima de montanha de Penedo e de toda tradição Finlandesa, o lugar também é muito conhecido por abrigar a Casa do Papai Noel. Independente da época do ano, a Casa do Papai está lá para ser visitada, mas em Dezembro, a cidade ganhar decoração especial e a cidade fica cheio de famílias com crianças para conhecerem o bom velhinho.

Caso esteja se planejando para conhecer Penedo, reserve apenas um fim de semana, pois é mais do que suficiente para conhecer a cidade, embora um único fim de semana não seja suficiente para conhecer toda a gastronomia que o local oferece. Mas isso acaba se tornando um excelente pretexto para retornar, não?

A melhor forma de chegar, saindo do Rio de Janeiro é pegar a Rodovia Presidente Dutra em direção a São Paulo. Nesse trajeto serão percorridos em torno de 170Km até a estrada de acesso a Penedo (RJ – 163). Cuidado, pois existem duas entradas para a cidade. Uma logo no inicio da RJ-163 ao lado do shopping Penedo e a segunda, que é a principal, pelo Portal de Penedo mais ou menos 3Km após acessar a estrada RJ-163. Após o portal não tem erro, mais 5 minutos estará na rua principal de Penedo, onde tudo acontece.

Fonte: http://www.pousadaaltodopenedo.com.br/apenedo04.html

Nós escolhemos um fim de semana de Setembro/14 para fugir do agito do Rio de Janeiro e descansar um pouco. Como o objetivo era relaxar, optamos por um Hotel mais afastado do centro, O Hotel Vivenda Penedo, rodeado de muito verde e que eu simplesmente amei!!! Recomendo para todos que procuram um Hotel, bonito, com uma área externa para crianças ou até mesmo se a vigem é com grupo de amigos, onde é possível fazer churrasco e jogar futebol. Caso esteja em casal, o Hotel também atende perfeitamente aos requisitos de romântico e calmo, onde ao amanhecer escutávamos os pássaros e também o barulho de uma correnteza de água que passa atrás do Hotel. Tem algo mais relaxante que isso? O Hotel é considerado afastado do centro pelo simples fato que a pé é uma caminhada de uns 3 Km, mas de carro não leva 5 minutos.

Além da infraestrutura, o atendimento do hotel foi exemplar, com funcionários muito simpáticos e prestativos. O hotel também oferece um farto café da manhã e os quartos são em formatos de chalés, onde cada um recebia o nome de uma flor com uma decoração linda e muito romântica. 


No fim de semana que visitamos a cidade estava super agradável, nem lotada e nem vazia, mas o que percebemos é que sábado a cidade encheu, devido à proximidade com cidades vizinhas que realizam até mesmo bate e volta. Entretanto, quando estávamos por lá não tivemos nenhum problema em estacionar o carro, inclusive porque alguns restaurantes oferecem esse serviço e também porque existem rotativos espalhados pela cidade.
Então quer mais um motivo para programar uma fugida á Penedo? Sabe aquela música do Toquinho, onde ele diz: “Era uma vez”……”Um lugarzinho no meio do nada, com sabor de chocolate e cheiro de terra molhada…”?! Esse lugarzinho é Penedo!!! 
TAGS
RELATED POSTS

DEIXAR COMENTÁRIO

Alessandra Mendonca

Para onde vamos?
Instagram
  • Chega essa época de fim de ano e e tanta confraternização, tanto encontro que o #tbt de hoje não podia ser diferente... vinícola Chandon em Mendoza! Lugar lindo! Degustação deliciosa e lá ainda encontramos algumas versões exclusivas por um preço muito em conta! Fomos em 2013 e todas as dicas das vinícolas que conhecemos e da cidade lá no site!!!!
  • Parabéns Vitoria pelos 466 anos!!! Um destino que nunca imaginei que frequentaria tanto e não tem nenhum post no site sobre ☹️ #vaientrarnafila!!!!
  • Um #tbt atrasado!!! Ainda no clima de #cancun !! Essa foto e do Parque Xel-Ha, excelente lugar para passar o dia se esbaldando na piscina de correnteza, pegando Sol, descansando nessas redes maravilhosas que após o almoço ficam concorridas ou até mesmo aproveitando alguma das atrações do parwur que são pagar a parte, como nadar com golfinhos, arraia e outros. A tarifa desse parwur inclui comida e bebida o dia todo e esse é o único que possui bebida alcoólica inclusa. Mas cuidado se estiver de carro porque fomos parados diversas vezes pela guarda mexicana, então nem pensem em arriscar Beber e dirigir! #valeapena!!
  • Porque o dia de hoje merece um #tbt diretamente da Play del Carmem! Viagem maravilhosa com amigos! Fizemos essa viagem com um casal de amigos muito queridos e fomos primeiro para Miami, onde ficamos por 2 dias e depois pegamos um voo para Cancun. Lá dividimos a viagem em 3 dias em Cancun e quatro dias em Playa del Carmen. Fizemos essa divisão pensando na logística dos passeios e foi Ótimo, pois alguns eram bem mais próximos de Playa e mesmo com carro alugado eu recomendo dividir a viagem entre essas duas cidades. Depois de curtir muito retornamos para Miami, onde ficamos mais uma noite para dar aquela ultima passeada nos outlet e voltamos para o Brasil!  Todas as dicas e logística dessa nossa viagem estão lá no site! Passem lá para dar uma olhada! ⛱🏖🏝
  • O nome do restaurante do post anterior e Thalassa!!! Falei tanto da comida que acabei esquecendo de falar do nome do restaurante e para ficar mais charmoso ainda o nome da rua que fica o restaurante e Rua da Grécia! Realmente vale a pena conhecer!
  • Excelente pedida para quem é de Vitória, restaurante Grego, localizado na sociedade helênica. O lugar é lindo, todo branquinho com portas e janelas azuis, seguindo o estilo da Grécia. A melhor parte é ao ar livre, onde tem mesas no estilo de banquinhos bem rústico. Sem duvida para o passeio se tornar mais romântico, escolha um dia de Sol ao final da tarde para assistir ao por do sol. O atendimento é ótimo e a comida e maravilhosa! Para entrada pedimos cogumelos assados com ervas e um suco especial com saudações gregas :Yamas. Para prato principal o marido foi de moussaka e eu de Youvetsi,
Ambos deliciosos super bem feitos e saborosos, armonizando com vinho branco Grego. Para fechar com chave de ouro escolhemos a sobremesa de bolinhos de chuva com calda de@canela e mel.
FACEBOOK
Membro RBBV
ACOMPANHE