América do Sul Peru Puno

Puno e as Ilhas Uros

Por em julho 7, 2009
Só tenho uma coisa a dizer a respeito de Puno… Não vá!
Caso esteja de passagem, vindo da Bolivia ou tenham ido para Arequipa passando por Puno, então parem para conhecer as Ilhar Uros. Fora isso, não vale a pena se deslocar para Puno.

Não deixa de ser curioso a forma como o povo vive em ilhas flutuantes, produzidas por eles mesmos. Diria que é perrengue demais para quem vive em pleno século XXI. Outra curiosidade é que o Lago Titicaca é o único lago navegável mais alto do mundo, a uma altitude de 3855 metros.

Atualmente centenas de pessoas vivem nas 40 ilhas. As ilhas maiores contém diversas cabanas, escola, bar, banca de venda de artesanatos, etc. Essas ilhas são feitas de totora (espécie de junco) que crescem no meio do Lago Titicaca, uma vegetação típica da região. As totoras são utilizadas para fazer o chão, as casas e até mesmo para comer, já que eles não possuem frutas, essas totoras são utilizadas como fonte de cálcio.
A cada 15 dias as totoras que servem de piso para a ilha tem de ser substituídas por totoras secas, e estas humidas são utilizadas como combustível.

                                                     

 

Para se chegar as Ilhas Uros é preciso ir até o Porto de onde saem as embarcações. O trajeto custa Sl 10,00, e a embarcação só parte quando enche, o que não demora muito a acontecer.  Todas as embarcações fazem o mesmo trajeto e param em 2 ilhotas. Na primeira parada, levamos um susto ao descer do barco, pois a sensação é iríamos afundar…assim que conseguimos nos estabilizar, sentamos em um tronco feito de totora e escutamos a explicação do líder da ilha, onde nos contou que as familias vivem de artesanatos e que se alimentam de peixe, pescado ali mesmo naquele Lago, com aparência de suja.

Pior foi quando, o líder, começou a descascar a tal totora e a comer. Alias o pior mesmo foi quando ele fez questão que cada um provasse, como não aceitei, devido aquele meu pequeno problema, ele ficou me olhando de cara feia e acho até que me rogou uma praga peruana…rs
A segunda parada, foi na capital das Ilhas Urus. Imaginem vocês que eles tem restaurante, supermercado, correio e até hotel. Fiquei extremamente curiosa para saber quem teria coragem de se hospedar ali. Nessa segunda ilha, as pessoas eram mais felizes, pois fiquei super deprimida ao visitar a primeira ilha com tantas reclamações e lamuriais do tal líder.
                            
Apesar de tudo, gostei da experiencia de conhecer o modo de vida dessa gente.

 

 

 

 

 

 

TAGS
RELATED POSTS
1 Comentário
  1. Responder

    Anônimo

    agosto 13, 2009

    As crianças uros vão a aecolas?Por que?

DEIXAR COMENTÁRIO

Alessandra Mendonca

Para onde vamos?
Instagram
  • Um #tbt atrasado!!! Ainda no clima de #cancun !! Essa foto e do Parque Xel-Ha, excelente lugar para passar o dia se esbaldando na piscina de correnteza, pegando Sol, descansando nessas redes maravilhosas que após o almoço ficam concorridas ou até mesmo aproveitando alguma das atrações do parwur que são pagar a parte, como nadar com golfinhos, arraia e outros. A tarifa desse parwur inclui comida e bebida o dia todo e esse é o único que possui bebida alcoólica inclusa. Mas cuidado se estiver de carro porque fomos parados diversas vezes pela guarda mexicana, então nem pensem em arriscar Beber e dirigir! #valeapena!!
  • Porque o dia de hoje merece um #tbt diretamente da Play del Carmem! Viagem maravilhosa com amigos! Fizemos essa viagem com um casal de amigos muito queridos e fomos primeiro para Miami, onde ficamos por 2 dias e depois pegamos um voo para Cancun. Lá dividimos a viagem em 3 dias em Cancun e quatro dias em Playa del Carmen. Fizemos essa divisão pensando na logística dos passeios e foi Ótimo, pois alguns eram bem mais próximos de Playa e mesmo com carro alugado eu recomendo dividir a viagem entre essas duas cidades. Depois de curtir muito retornamos para Miami, onde ficamos mais uma noite para dar aquela ultima passeada nos outlet e voltamos para o Brasil!  Todas as dicas e logística dessa nossa viagem estão lá no site! Passem lá para dar uma olhada! ⛱🏖🏝
  • O nome do restaurante do post anterior e Thalassa!!! Falei tanto da comida que acabei esquecendo de falar do nome do restaurante e para ficar mais charmoso ainda o nome da rua que fica o restaurante e Rua da Grécia! Realmente vale a pena conhecer!
  • Excelente pedida para quem é de Vitória, restaurante Grego, localizado na sociedade helênica. O lugar é lindo, todo branquinho com portas e janelas azuis, seguindo o estilo da Grécia. A melhor parte é ao ar livre, onde tem mesas no estilo de banquinhos bem rústico. Sem duvida para o passeio se tornar mais romântico, escolha um dia de Sol ao final da tarde para assistir ao por do sol. O atendimento é ótimo e a comida e maravilhosa! Para entrada pedimos cogumelos assados com ervas e um suco especial com saudações gregas :Yamas. Para prato principal o marido foi de moussaka e eu de Youvetsi,
Ambos deliciosos super bem feitos e saborosos, armonizando com vinho branco Grego. Para fechar com chave de ouro escolhemos a sobremesa de bolinhos de chuva com calda de@canela e mel.
  • Quem mais é fã do Maurício de Souza??? Quem mais cresceu lendo gibi da turminha da Mônica??? E quem usa os filhos como desculpa para conhecer certos lugares e tirar foto com personagens???? 🙋🙋 😂
  • E finalmente depois de quase 2 anos consegui relatar todas nossas dicas de ARUBA!!! Que saudade!!! Em tempos que os preços das passagens estão abusivas nos resta relembrar viagens maravilhosas!!!!
FACEBOOK
Membro RBBV
ACOMPANHE